domingo, 27 de maio de 2018

Topógrafos e orçamentos de topografia no Porto



O Porto nunca esteve tão moda. Portanto, o mercado imobiliário da cidade Invicta nunca esteve tão dinâmico. Mas para quem está a pensar construir casa (ou demolir e reconstruir), há uma série de passos de que não se deve esquecer para obter autorização camarária. Um deles é fazer um estudo topográfico do terreno - descubra para que serve!

O que é um estudo topográfico?

O objectivo do estudo topográfico é analisar todas as características do terreno. O estudo planimétrico especifica as medidas, demarca os lotes e outras medidas mensuráveis apenas numa dimensão. Já o estudo altimétrico foca-se na altitude e em outras medidas “3D”. Todos os planos directivos municipais incluem um estudo topográfico de cada concelho, mas ainda assim é indispensável ter a informação específica do seu terreno!


As informações sobre os loteamentos e as infraestruturas do terreno são essenciais para entregar o projecto na Câmara. As restantes métricas são fulcrais para o engenheiro civil poder decidir onde colocar os alicerces e planear uma estrutura segura. Já imaginou o que seria construir nas escarpas do Douro sem fazer este tipo de estudos? Não é por acaso que já houve vários desabamentos na escarpa das Fontaínhas, por exemplo.

Onde encontrar topógrafos no Porto?

Realmente, não encontrámos placas nas fachadas dos prédios a anunciar ‘topógrafo’ da mesma forma que encontramos advogados, solicitadores ou psicólogos. Mas encontrar topógrafos no Porto é relativamente fácil se procurar online. Há dezenas de profissionais registados em plataformas de prestação de serviços, outros que têm websites próprios e até há alguns registados no Google Maps.

Para conseguir o melhor preço/qualidade, peça orçamentos a vários topógrafos no Porto. Não se esqueça que esta é uma altura muito competitiva para a construção civil na cidade, portanto tente conseguir o maior número de propostas possível. Já agora, faça o mesmo quando andar à procura de construtores!

Sem comentários:

Enviar um comentário